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Comércio eletrônico movimentou R$ 163 milhões no Dia dos Pais

E-commerce (Foto: Pixabay/CC)

As pequenas e médias empresas faturaram R$ 163 milhões com as vendas pela internet no Dia dos Pais deste ano, 21% a mais do que em 2021. Os dados são de levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop: os segmentos de moda (R$ 71 milhões), acessórios (R$ 16,5 milhões) e saúde & beleza (R$ 13 milhões) lideraram as vendas virtuais em 2022 para o Dia dos Pais. O segmento de acessórios ganhou destaque no levantamento deste ano, uma vez que cresceu 54% em relação a 2021, subindo da terceira para a segunda posição.

No total, 653 mil pedidos foram realizados durante as três semanas analisadas, com um tíquete médio de 250 reais, o que indica um aumento de 11% em relação ao número de pedidos e 10% ao valor médio por cada compra virtual em 2021.

Os lojistas do Estado de São Paulo foram os que mais faturaram com a data, com R$ 77 milhões; Minas Gerais aparece em segundo lugar, com R$ 19 milhões, e o Rstado do Rio de Janeiro em terceiro (R$ 14,6 milhões). Ceará (R$ 9 milhões) e Santa Catarina (R$ 8,3 milhões) complementam o top 5 dos estados das pequenas e médias empresas que mais faturaram com as vendas via comércio eletrônico.

Para o desenvolvimento do levantamento, foram consideradas as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais e as duas anteriores de 2021 e 2022.

Durante a pandemia, a América Latina foi a região do mundo onde o comércio eletrôni mais cresceu. O Mercado Livre teve um aumento de 60,5% na receita no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o Statista, a projeção de usuários regionais é estimada em mais de 351 milhões até 2024.

Em termos de conexão à internet, quatro países latino-americanos superam a média mundial: Brasil (74%), Argentina (83%), México (74%) e Colômbia (69%).

Neste momento, sete em cada 10 compras digitais na América Latina são feitas a partir de um smartphone. No entanto, de acordo com dados do VisualGPS, apenas 35% das imagens de varejo virtual mais populares mostram pessoas comprando nesses dispositivos. Os consumidores latino-americanos também perceberam o impacto das compras eletrônicas em seus hábitos e costumes: segundo o Think With Google, nove em cada 10 latino-americanos usam seu smartphone para pesquisar um produto antes de comprá-lo e três em cada quatro admitem ter usado seu celular para tomar uma boa decisão de compra mesmo dentro de uma loja física.

O mercado de e-commerce na América Latina segue em crescimento: foram US$ 139 bilhões em 2021 com previsão de chegar a US$ 4,9 trilhões em 2025. É o que aponta um minucioso levantamento conduzido pela startup Magis5.

A empresa buscou os dados nos principais players envolvidos no e-commerce da América Latina, como VTEX, Magalu, Mercado Livre e Americanas. Após o boom de 2020, em função da pandemia, o comércio eletrônico apresentou um crescimento um pouco menor se comparado ao ano anterior, especialmente pelo aumento da inflação e crise dos combustíveis, com a guerra da Rússia e Ucrânia, que aumentou o preço dos fretes e teve reflexos nos preços dos produtos também.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/comercio-eletronico-movimentou-r-163-milhoes-no-dia-dos-pais/

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